www.facebook.com/FacaTerapia

domingo, 16 de maio de 2010

BRASILEIRO, COM MUITO ORGULHO !!!

Por ocasião dos preparativos para a copa na África do Sul, destaca-se um comportamento no brasileiro que sempre me intrigou: essa explosão de patriotismo extraordinária que arrebata nosso povo em torno do futebol. É como se as pessoas estivessem esperando uma oportunidade de manifestar esse afeto cívico tão renegado, quase um tabu, nos tempos do Brasil de hoje. Em função de tantos escândalos com a corrupção e desvios diversos, comportamentos abusivos que desprezam a ética e a moral, parece soar pecaminoso amar o país de origem pelo simples fato de assim o ser. Não quero incorrer no erro de condenar o tempo presente afirmando que no passado as pessoas se comportavam de forma mais honesta. Entendo que com o advento da tecnologia de comunicação, tomamos contato com fatos em tempo real, fazendo-nos crer que a prevalência desse tipo de evento é superior. Talvez coisas assim sempre tenham acontecido sem que tomássemos contato com elas como na proporção atual. O fato é que nosso povo está negativamente sensibilizado com relação a seu país. Jovens são incentivados a escolher carreiras que sejam mais rendosas que satisfatórias como se nosso povo não merecesse uma dedicação vocacional.
Crianças são educadas desde bem cedo para competir e galgar ascensão profissional fora do país; o estudo precoce de línguas estrangeiras extrapola a ideia de uma cultura mais ampla para levar a mensagem implícita, muitas vezes explícita, de que o futuro em um pais estrangeiro é o único digno de ser perseguido com afinco, dando uma impressão funesta de que daqui a alguns anos só restarão os trabalhadores miseráveis e os aproveitadores. Obviamente , diante de tal derrotismo flagrantemente disseminado pelas famílias, escola e sociedade em geral, não se ensina mais nosso Hino Nacional , composição pungente e nutridora de união, força e coragem "...mas se ergues da justiça a clava forte, verás que filho teu não foge à luta, nem teme quem te adora a própria morte , TERRA ADORADA..."
E então, por ocasião das copas de futebol, parece que esses corações entorpecidos, acostumados a sonegar o amor à pátria por vergonha ou ignorância, explodem de fervor, alegria e orgulho de nossas cores e talentos.
"...do que a terra mais garrida, teus risonhos lindos campos tem mais flores..." É preciso ouvir uma brasileiro que mora em outro pais para entender do que fala nosso hino?

Nosso povo está carente de plenitude civil,
assim como nossa pátria está carente de nós.
Basta assistir os preparativos para a copa: cds com o Hino Nacional e demais hinos brasileiros são vendidos como água, nossas cores pintam a paisagem em camisetas, bandeiras, bolsas, cornetas... o povo se veste e reveste de brasilidade. É a mídia??? Ela é que vende todo esse amor ou apenas se apodera desse sentimento recalcado e dilacerado pela propaganda difamatória que nós mesmos fazemos de nosso país? "... Brasil de amor eterno seja símbolo, do lábaro que ostentas estrelado e diga o verde-louro dessa flâmula, paz no futuro e glória no passado..."
Vc sabia que assim como repetir orações, mantras ou afirmações positivas pode mudar significativamente o padrão vibratório de nossas mentes e emoções, cantar um hino soberbo pode fomentar sentimentos nobres e benévolos no seio de uma nação. As religiões podem confirmar o poder dos hinos pungentes sobre a fé e a coragem dos envolvidos. Mude a mente das pessoas e seus sentimentos serão alterados; altere os sentimentos e agirão de forma diferente na realidade, isso vale para tudo e é bastante eficaz para o processo civilizatório. As pessoas o fazem, empolgadas, em tempos de copa. Vamos fomentar o PATRIOTISMO em tempo integral? Todos se sentem felizes quando estão amando, por que não a pátria?

"...dos filhos desse solo és mãe gentil, PATRIA AMADA , BRASIL."

Maria Teresa Reginato - Psicóloga

4 comentários:

  1. Bela sacada, realmente a repetição do hino e demais símbolos seriam bem vindos para um melhor patriotismo, embora eu considere que a questão está intimamente ligada a uma educação secular de país colônia, que é cantada muitíssimas vezes mais que o hino se fosse cantado por todos os fervorosos torcedores brasileiros, pq não é só a mídia que assim canta, mas todos os outros poderes, do capital, do conhecimento, da informação verdade, da contra-informação, em suma, poderes que levarão outras décadas ou séculos, para se moldar. Temos esse exemplo de adoração aos símbolos patríoticos sem questionar nada, na considerada maior nação do mundo, onde eleições são claramente manipuladas, segurança levada a níveis paronóicos devido a sua própria máquina de guerra que precisa trabalhar(atirar, matar, dizimar, oprimir~), formas diversas de radicalismos que não são considerados como tal, pq somente eles tem o poder de julgar o que é radicalismo.

    ResponderExcluir
  2. Olá Maria Teresa, belo comentário o seu. Mas na verdade, acredito que as camisas verde/amarelo,as bandeirinhas nos carros e nas varandas. não passam de alegoria num país onde tudo é carnaval. As camisas, fantasias, e as bandeiras, estandartes, e o povo um bando de idiotas que não pensa, apenas quer estar na rua acelerando seus carros, apertando suas buzinas e expondo suas vidas com o cabeça feita de muita bebida, drogas e afins.
    Uma pena!!!!

    ResponderExcluir
  3. HOJE 15 DE JUNHO... 15 HORAS E 30 MINUTOS... ESTAREMOS TODOS OS PATRIOTAS E OS NÃO PATRIOTAS... CANTANDO O HINO NACIONAL E VENDO 22 JOGADORES... E UMA BOLA... 4 JUIZES... E TANTA EMOÇÃO GUARDADA POR 4 ANOS... OU 8 ANOS... AFINAL EM 2006 O BRASIL DEIXOU NAS QUARTAS DE FINAL... E DEIXOU A ITALIA LEVAR A COPA...

    AGORA TEMOS A CHANCE DE SERMOS HEXA... SE MERECERMOS... O POVO MERECE ESTA ALEGRIA... AFINAL SÃO OITO ANOS... DE LULA.... E ESSE É PÉ FRIO MESMO... POIS O CORINTHIANS NÃO GANHA UMA PELADA... E ELE É TORCEDOR DO CURINTIA....

    MAS VAMOS LEMBRAR QUE TEMOS A OBRIGAÇÃO DE COM VUVUZELA... OU SEM ESTAREMOS TODOS JUNTOS CANTANDO COM MAIS 190 MILHÕES DE BRASILEIROS O NOSSO HINO NACIONAL...

    QUIÇAS QUE SE LEMBREM DA LETRA E VEJAM QUE ESTE PAÍS PRECISA DEMAIS DE UM ALENTO... PARA ESQUECER TODAS AS NOSSAS DIFICULDADES DE UM PAÍS SEM EXEMPLOS MARCANTES... A NÃO SER UM CESAR CIELO... UM AYRTON SENNA... OU UMA MARINA SILVA... QUE QUEM SABE POSSA DAR O EXEMPLO DE UMA VIRADA... E VÁ PARA O SEGUNDO TURNO COM O SERRA...

    TORÇA PELO HEXA... E CANTE O HINO COM FERVOR... AFINAL É O MAIS BELO HINO NESTE PLANETA.... ABRAÇOS

    ResponderExcluir
  4. Marina, a possibilidade de mudança real!

    ResponderExcluir

ACRESCENTE...,sua reflexão é muito bem vinda.

Arquivo do blog