www.facebook.com/FacaTerapia

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

AFINAL, O QUE RESOLVE O PROBLEMA DO ABRAÇO???


Diz o padre Fábio de Melo que saber encerrar uma etapa é tão importante quanto começar.
“A vida vem em ondas como o mar, num indo e vindo infinito”.
Embora cantemos em prosa e verso a condição temporária de tudo o que existe, a hora da despedida tende a acontecer de forma sofrida, mesmo que sem tristeza ou lamentação.
Em Campos dos Goitacazes tenho tido a oportunidade de me aprofundar na vida e no coração de pessoas muito especiais, sequiosas de se tornarem seres humanos melhores e mais felizes.
O ofício de um psicólogo passa pela permissão de penetrar o âmago do outro, lugar sagrado onde residem suas maiores riquezas assim como as sombras que nunca ousaram revelar a ninguém. É preciso entrar nesse espaço com a alma totalmente limpa, numa atitude de reverência, como quem adentra uma catedral. Os passos devem ser suaves e cuidadosos e os sons, somente cânticos e preces. O mundo interior de cada um é seu único legado. Percorrê-lo é caminhar na mais fina e delicada teia que Deus foi capaz de manufaturar. Levo comigo um pouco de cada uma das pessoas com as quais tive a oportunidade de ter uma relação realmente íntima.
“É o fim de uma Era”, desabafa uma paciente antiga.
Senti-me como um dinossauro, forte mas consciente de minha finitude. Nenhuma força não pode impedir novos tempos, sei disso.
Felizmente, também estamos na Era da Informática e a terapia por Skype já é uma realidade efetiva, ainda mais quando os envolvidos se conhecem de algum tempo. 
Mas “isso não resolve o problema do abraço”, reagiu outra paciente.
- É, não resolve, respondi sem graça.
Sim, somos seres corpóreos mas nossa comunicação vai para além das palavras ou do corpo. Recordei meus tempos de plantonista no CVV, um serviço de atendimento as suicidas em potencial, feito pelo telefone. Lembro-me de como era estar diante de uma pessoa estranha e em extremo sofrimento. Ouvindo cada entonação e suspiros, parecia-me impossível uma conexão intima apenas pelo som de nossas vozes e silêncios como instrumento de trabalho. Mas acontecia e pude viver, nessa época, encontros de alma profundos e curadores. A cada experiência, aprendíamos mais sobre abraçar com o coração, como sugeria a literatura de apoio e a pessoa do outro lado da linha sentia e respondia a isso.
Então, pode ser que eu venha a encontrá-los ainda, por novas vias. E o abraço será o mesmo, alias sempre foi...  COM O CORAÇÃO.
Quisera eu que cada um de vocês realmente sentisse minha gratidão pela dádiva de conhecê-los e partilhar de suas vidas.
Em tempo, um agradecimento especial à Regina Chrysóstomo, pela incansável ajuda nos bastidores e por tantos pequenos e grandes gestos de consideração e afeto.
Que sejam todos abençoados pela oportunidade de
servir a Deus, através de nosso encontro.


Maria Teresa Reginato





4 comentários:

  1. Reza a lenda,existir no espaço/tempo universal uma parteira de almas cujo obstinado objetivo, quase missão,é parir almas ao¨falar¨aos corações entorpecidos...sofridos...muitas vezes, corações apenas meninos com vontade de voar...
    Eis que num breve instante de seu belo e ,com certeza,longo existir,o universo conspirou e essa especial parteira aportou nos campos dos goitacazes onde obstáculos enfrentou certamente , mas nunca sem ter em mente que almas não foram feitas para sombras e escuridões , mas para serem paridas e se colocarem em direção ao seu potencial de luz,pois gente existe para ser feliz!
    Prefiro o ¨até breve¨de suas pós consultas...sessões ...no ¨útero gigante¨, vulgo consultório...e,apesar das saudosas lágrimas desse momento,são elas também de alegria e de gratidão ao universo e a voce pela oportunidade do encontro.
    Que bom, as redes sociais existem!
    Podemos deixar nossos corações sempre ¨linkados¨ aos que passaram ficando ,marcando eternamente em nossas vidas.
    Até breve ,minha querida parteira de almas!

    ResponderExcluir
  2. Foi muito bom ler seus textos. Que sua nova etapa seja tão iluminada quanto esta. Érima

    ResponderExcluir
  3. Querida Teresa,
    Muito obrigada do fundo do meu coração! Certamente, você me tornou uma pessoa muito melhor. O Skype resolve parte do problema, mas, o seu abraço é insubstituível.
    Lembro que o da chegada acolhia e acalmava, e o da saída era como uma blindagem que nos protegia e encorajava até o próximo encontro.
    Muitas saudades, mas, em breve nos falaremos.
    Com carinho,
    Gisele

    ResponderExcluir
  4. Se hj tenho facebook, foi pra te adicionar. Para não perder o contato. As pessoas de alma saudável sempre deixam aquela sensação que nos veremos novamente e o abraço... ah é um selo. Mas uma das coisas que mais pratiquei com vc foi o se adequar as realidades de uma forma muito suave e doce onde o choro até então doído, dava lugar a um sentimento de uma filha que ouve a sua mãe falar quando cai e rala o joelho: vai passar. Mas com certeza... a cura não se deu pelo abraço, mesmo sabendo que ele é uma boa ferramenta. Poucas pessoas conheci Tereza tão amorosas e que soubesse viver isso de uma forma tão simples quanto vc. E a criança carente que mora na gente de vez em quando grita manhêêêê... pra receber o tal abraço... rs mas no fundo pra receber esse amor que vem de Deus e alguns se permitem dar e receber... Vamos usar a skypeeeee rs rs rs Saudades de montão minha amiga.

    ResponderExcluir

ACRESCENTE...,sua reflexão é muito bem vinda.

Arquivo do blog