www.facebook.com/FacaTerapia

terça-feira, 23 de março de 2010

LEMBRETE DE SOBREVIVÊNCIA


Esse texto eu dedico a um casal muito especial, às vésperas de seu casamento tão sonhado. Eles tem feito terapia individual/casal há algum tempo e são, na minha avaliação, um exemplo de PERSEVERANÇA E VONTADE DE ACERTAR, além de muito amor, naturalmente.


Um casamento feliz não é feliz "do nada", vcs tem uma boa experiência disso. Em todo caso, vale a pena lembrar:


Se for para agredir, QUE SE DEIXE PARA O DIA SEGUINTE, pq quase nada é tão urgente que não possa esperar que se acalmem, afinal vcs estarão casados e vão se encontrar no dia seguinte e em muitos outros, vida afora.


Se for para ter uma atitude de atenção, carinho ou compreensão, NUNCA DEIXE PARA O DIA SEGUINTE. O amor é URGENTE pq a vida é de maneira geral árida e ternura na parceria pode ser imprescindível em muitos momentos.


Se for de verdade, VAI DURAR E MELHORAR A CADA DIA, o que não quer dizer que não aconteçam novos desentendimentos, MAS QUE SEJAM NOVOS, o que quer dizer que estão resolvendo as velhas diferenças.


NUNCA SUBESTIMEM AS PALAVRAS, PRINCIPALMENTE AS RUINS, se saírem da sua boca não poderão mais ser devolvidas e continuarão ecoando para sempre na alma de quem amam. Então, se não podem evitar o conflito, pq é humano e saudável discordar, evitem as grosserias, essas sim são imperdoáveis e vão se converter em mágoa.


Usem o critério das 24 HORAS DE TOLERÂNCIA. Se depois de um dia o assunto ainda tiver relevância, DEVE SER CONSIDERADO E RETOMADO. Mas vcs vão descobrir que algumas ofensas tem mais a ver com estresse e falha na comunicação do que com o conteúdo do assunto propriamente dito.


CUIDEM DA APARÊNCIA o tanto que puderem. Entre a informalidade e o desleixo há um limite muito tênue.


Conservem UM TEMPO RESERVADO AOS AMIGOS para não depositar todas as expectativas em uma única pessoa. É uma sobrecarga para a relação.


Tenham uma PRÁTICA DO CASAL: pode ser religiosa, esportiva ou dançar, caminhar... esses momentos dissolvem tensões e reforçam a união.


E por favor, NÃO USEM O SEXO COMO TERMÔMETRO DO AMOR, isso é um equívoco desastroso. O termômetro do amor é o RESPEITO E O BEM QUERER. A afinidade no sexo é muito importante e pode garantir algum tempo de relação, desviando a atenção dos conflitos maiores, mas não vai assegurar essa continuidade por muito tempo se o respeito ficar em segundo plano.


PRATIQUEM A PAZ DENTRO DE SEU LAR, É BOM ESTAR CASADO, TER UMA FAMÍLIA.

E CUIDEM DO AMOR DIA APÓS DIA, TENHAM ZELO POR ELE, MUITA GENTE GOSTARIA DE ESTAR NESSE LUGAR MAS NÃO ENCONTROU ALGUÉM QUE VALHA A PENA.


Um abraço cheio de carinho de uma parceira de caminhada, Maria Teresa.

Um comentário:

  1. Adorei!!! É ótimo parar um pouco e pensar sobre o que vivemos... e no que podemos melhorar para que a relação seja cada vez mais harmoniosa! Obrigada!
    Um abraço carinhoso da sua futura nora...hehehe... Lidiane

    ResponderExcluir

ACRESCENTE...,sua reflexão é muito bem vinda.

Arquivo do blog