www.facebook.com/FacaTerapia

domingo, 26 de abril de 2009

MANTRAS- como usá-los numa abordagem psicológica


A palavra MANTRA tem origem no sancrito e seu significado deriva de MAN - pensar - que vem de MANAS que significa MENTE; o TRA indica instrumentalidade e deriva de TRANA que significa CONTROLE ( revista Mantras e Canticos Devocionais da India , ed Escala). Portanto, recitar mantras ajuda a controlar a mente na direção de um objetivo ou estado a ser alcançado. Na verdade esse conceito foi introduzido na cultura ocidental sob a forma de "AFIRMAÇÕES POSITIVAS", pela Psicóloga americama Louise L. Hay, conhecida como uma das fundadoras do conceito de AUTOCURA. No oriente os mantras podem ser usados para "expandir a consciencia, aumentar a concentração, tranquilizar a mente, desenvolver a espiritualidade ou invocar proteção". As afirmações positivas tb podem obedecer às mesmas vantagens e muitas outras como reforçar metas do tipo " hoje só comerei alimentos saudáveis para meu corpo" ou, " só por hoje vou aceitar as coisas como elas são".
Existe uma controvérsia sobre o uso dessas afirmações que distingue o pensamento oriental, influenciado pelas tradições sagradas, do ocidental, influenciado pela psicologia. No oriente acredita-se que a repetição de SONS SAGRADOS pode gerar a purificação dos pensamentos e emoções negativas. Numa metáfora, é como fazer jorrar água limpa dentro de um tanque de água suja até que toda a água se torne purificada. Já a Psicologia trouxe o conceito de que é preciso trazer do inconsciente as causas geradoras dessa negatividade para "limpa-las". Desse ponto de vista, repetir afirmações sem que esses "núcleos" tenham sido sanados seria como tentar colocar um curativo sobre uma ferida infectada. É fato tb que as praticas de aprimoramento pessoal no oriente não fazem do uso de mantras uma panacéia; existem os estudos das escrituras, yoga, meditação e um conjunto de praticas terapeuticas vindas da Medicina Ayurveda e Chinesa . Eu particularmente recomendo e uso uma amalgama dessas abordagens, pessoal e profissionalmente falando.


Nessa apresentação coloquei o mantra OM MANI PADME HUM cujo sentido me é muito inspirador:
- Quando vc diz a sílaba OM, é agraciado com uma ajuda para alcançar a perfeição na pratica da GENEROSIDADE.
- MA lhe ajuda a aperfeiçoar a pratica da ÉTICA PURA.
- NI ajuda a alcançar a perfeição na pratica da TOLERÂNCIA e da PACIÊNCIA.
- PAD, a quarta sílaba, ajuda a alcançar a perfeição na pratica da PERSEVERANÇA.
- ME ajuda a alcançar a perfeição na pratica do CONHECIMENTO.
- HUM ajuda a alcançar a perfeição na pratica da SABEDORIA.
Alguns desses dados estão na internet em O MANTRA DA COMPAIXÃO, inclusive algumas observações do Dalai Lama.
Maria Teresa Reginato
http://www.facaterapia.com.br/

3 comentários:

  1. Oi Teresa,

    não pude deixar de vir aqui conhecer também o seu blog :)

    Adorei!

    Conheci a abordagem da L. Hay a pouco tempo e achei muito interessante o que logo me remeteu ao uso dos mantras orientais; mas não sabia que tinha sido ela a introdutora dessa técnica milenar aqui no ocidente ao divulgar o seu método de autocura :)))

    Este mantra, om mani padme hum, que você escolheu é o meu preferido também.

    Que bom vir aqui e descobrir este seu cantinho. Voltarei sempre!

    Vou divulgar o seu link lá no meu blog. E já aproveito para convidá-la a conhecer o meu Jardim:

    www.jardimdosgirassois.blogspot.com

    Um beijo grande com saudades,
    Sabrina

    ResponderExcluir
  2. Olá, estou tendo surtos paranóicos recorrentes... pretendo ir ao psiquiatra, mas estou querendo já começar algum processo de auto terapia.. .e pensei que algum mantra poderia me ajudar. Você já utilizou mantras para evitar pensamentos paranoicos em seus pacientes?!

    ResponderExcluir

ACRESCENTE...,sua reflexão é muito bem vinda.

Arquivo do blog