www.facebook.com/FacaTerapia

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Egoista, pero no mucho...

Devo admitir que a psicologia trouxe contribuições notáveis para o amadurecimento da sociedade humana e conforto para o indivíduo que pode entender melhor sua subjetividade. Notadamente, como acontece com as outras áreas do conhecimento quando se tornam ciência, existe uma tendencia a segmentar as informações do todo do conhecimento humano. No caso da popularização da psicologia algumas distorções se tornaram perniciosas. Um delas se refere ao entendimento equivocado do egocentrismo. A psicologia trouxe à baila a questão das necessidades infantis e consequencias para o desenvolvimento da pessoa pela negligencia desse atendimento. Popularizou-se a noção de que as pessoas precisam cuidar primeiro delas, amar-se para saber amar o outro. Essa idéia caiu como uma luva naqueles que sofreram com o autoritarismo da educação vigente . Então não é proibido nem pecado ser egoista? Posso dizer que essa é uma questão bastante popular nas sessões de terapia. Tornou-se inclusive comum dizer que as pessoas que fazem terapia tonam-se mais egoistas ( os parentes quase sempre reclamam e os amigos quase sempre aplaudem). E o que está acontecendo realmente?


Vamos começar por enfocar a questão das necessidades. O filhote humano é o mais dependente dos mamíferos e precisa ser atendido nas suas necessidades de nutriçao, proteção, conforto, afeto, toque, educação, etc. Ele é egocentrico porque precisa estar no centro da atenção do adulto, é uma questão de sobrevivencia. Para cada faixa etária uma ou algumas dessas necessidades são predominantes e quando não são atendidas: - Ex: a criança vive num ambiente inseguro ou agressivo - ou o são de forma equivocada - Ex: superproteção ou superalimentação- o individuo desenvolve necessidades e/ou desejos distorcidos. O nó da questão está em diferenciar essas "novas necessidade" das originais. A criança mal atendida se tornará um adulto com dificuldade para distinguir quais necessidades deverão ser consideradas para que viva de forma saudável e feliz. Tenderá a reproduzir o padrão que recebeu ou tentará compensá-lo no oposto do padrão. Tornar-se-a egoista porque nada do que fizer lhe trara satisfação. Alguns se dedicarão à familia tentando dar ao filhos o que não tiveram, errando dessa vez na identificação das necessidades do filho.Tornar-se-ão frustrados e deprimidos.

Aprender a reconhecer nossas verdadeiras necessidades é um trabalho de reflexão profunda. Muitos são os caminhos que podem levar a isso. Estão na psicologia, na filosofia, nos textos sagrados das grandes tradições, na meditação, no exercicio do corpo com consciência, na pratica de uma fé consistente, no uso de florais e homeopatia... Experimente associar alguns desse caminhos. Todos precisamos aprender a ser menos egoistas e nos tornarmos individuos mais responsáveis por nós mesmos e pelo próximo. O que lhe parace??

Maria Teresa Reginato http://www.facaterapia.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ACRESCENTE...,sua reflexão é muito bem vinda.

Arquivo do blog